ARTISTA E OBRA EM FOCO 2

Palestrantes: Diego MAC e Ivani Santana

Mediação: Luciana Paludo

DANÇA+3D+BLOCKCHAINS

Relato do artista sobre os impactos e impulsos provocados pelo uso da tecnologia Blockchain e das técnicas de simulação e animação 3D na sua poética coreográfica e no seu processo criação, produção, distribuição e comercialização de obras de arte.

Diego MAC

Artista. Diretor de dança. Coreógrafo. Dançarino. Artista de vídeo. Artista 3D. Produtor e gestor cultural. Doutorando em Artes Cênicas. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada na mistura da linguagem da dança com técnicas de animação e simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Foi selecionado para expor seu trabalho no evento NFT.NYC, recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano por seu trabalho inovador em dança 3D e recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais pelo desenvolvimento de seu trabalho artístico.

Atua há 25 anos na área cultural e de entretenimento em projetos artísticos que transitam entre dança, cultura popular, imagem, tecnologia, criatividade, gestão e empreendedorismo. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Graduado em Dança. Mestre e especialista em Poéticas Visuais. Iniciou a carreira profissional em 1997, tendo atuado em mais de 300 projetos culturais. Seu trabalho é reconhecido no cenário nacional e internacional, com mais de 20 prêmios recebidos.

Em breve.

Em breve

Ivani Santana

Artista e pesquisadora em dança, contemplada com a bolsa do CNPq no nível PQ 1C, dedica-se à mediação tecnológica desde 1990. Pioneira no Brasil em pesquisa de dança telemática via redes acadêmicas avançadas de telecomunicações. Desde 2019, dedica-se à relação da dança com a realidade virtual. Em 2022, apresentou suas instalações ECOS, Dança em Realidade Virtual e Itaara (Mozilla Hub) em Portugal, França e Colômbia. Ivani Santana é idealizadora e membro da conexão Mulheres da Improvisação (M.I.), da rede LATINA(S)CÊNICAS – Rede Latino Americana de Tecnologias e Intermidialidades nas Artes da Cena, e líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Realizou Pós Doutorado no Sonic Arts Research Centre (Reino Unido, 2012/13); recebeu bolsa CAPES de Professora Visitante (2018/2019) para a realização de projeto interdisciplinar realizado entre a Simon Fraser University e a University British Columbia (Supervisão Dr. Evan Thompson). Autora dos livros: Corpo Aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e Dança na Cultura Digital (BA:FAPESB/EDUFBA,2006) e organizadora do caderno “Estados da Dança: entrevistas, relatos e ensaios de criadores contemporâneos” (Salvador: GIPECit/PPGAC/UFBA, 2006). Co-autoria com a M.I. do Livro de Dançar. Cartas para improvisar e compor (2022). Coordenadora do Curso de Teoria da Dança do Departamento de Arte Corporal e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Dança, ambos da UFRJ. Desde 2004, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFBA), atualmente como colaboradora.