MESA 2: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CRIAÇÃO EM DANÇA

Palestrantes: Ivani Santana, Lenine Vasconcellos e Nídia Paletot 
Mediação: Ana Carolina Navarro

Dança Digital. Processos e criações, da interatividade à realidade expandida.

Os interesses em interatividade, já tão explorados desde meados do século passado, ganharam outros rumos com as investigações e criações no campo da realidade expandida. Nesta conversa, pretendo estimular algumas reflexões sobre as corporalidades e as estéticas da dança quando mediadas pelas tecnologias digitais buscando pontuar momentos históricos até os dias atuais. 

Ivani Santana

Artista e pesquisadora em dança, contemplada com a bolsa do CNPq no nível PQ 1C, dedica-se à mediação tecnológica desde 1990. Pioneira no Brasil em pesquisa de dança telemática via redes acadêmicas avançadas de telecomunicações. Desde 2019, dedica-se à relação da dança com a realidade virtual. Em 2022, apresentou suas instalações ECOS, Dança em Realidade Virtual e Itaara (Mozilla Hub) em Portugal, França e Colômbia. Ivani Santana é idealizadora e membro da conexão Mulheres da Improvisação (M.I.), da rede LATINA(S)CÊNICAS – Rede Latino Americana de Tecnologias e Intermidialidades nas Artes da Cena, e líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Realizou Pós Doutorado no Sonic Arts Research Centre (Reino Unido, 2012/13); recebeu bolsa CAPES de Professora Visitante (2018/2019) para a realização de projeto interdisciplinar realizado entre a Simon Fraser University e a University British Columbia (Supervisão Dr. Evan Thompson). Autora dos livros: Corpo Aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e Dança na Cultura Digital (BA:FAPESB/EDUFBA,2006) e organizadora do caderno “Estados da Dança: entrevistas, relatos e ensaios de criadores contemporâneos” (Salvador: GIPECit/PPGAC/UFBA, 2006). Co-autoria com a M.I. do Livro de Dançar. Cartas para improvisar e compor (2022). Coordenadora do Curso de Teoria da Dança do Departamento de Arte Corporal e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Dança, ambos da UFRJ. Desde 2004, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFBA), atualmente como colaboradora.

“Contato” – uma pesquisa entre dança, música e tecnologia.

Em Contato, o Grupo de Pesquisa Partitura Encenada da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve um instrumento musical para ser dançado, em um trabalho que reúne conhecimentos das áreas de engenharia e computação possibilitando a realização de uma amálgama cênica das artes Dança e Música. Com o dispositivo portátil desenvolvido pelo grupo podendo ser fixado em diversas partes do corpo, a pesquisa abre todo um campo de investigação poética no qual o íntimo diálogo com o desenvolvimento tecnológico oferece caminhos a serem desbravados por uma nova música gerada por movimentos de dança. Através de feedback sonoro previamente configurado, a equipe multidisciplinar consegue criar e realizar propostas cênico/musicais/coreográficas que flertam com certo ilusionismo e magia, na medida em que simultâneos aos movimentos de dança, emergem sonoridades que pintam a cena com som oriundo do gesto, unindo de maneira singular música e dança.

Lenine Vasconcellos 

Músico e físico, com mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado em Artes Cênicas. Professor do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Fundador e coordenador do Grupo de Pesquisa Partitura Encenada, conduzindo atualmente a pesquisa “Contato: uma aventura entre arte, ciência e tecnologia”.

Nídia Paletot de Alcantara Braga 

Artista bailarina, Licenciada em Dança pela UFRJ com Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo SENAC SP. Produtora executiva do Grupo de Pesquisa Partitura Encenada (GruPPEn).