MESA 1: DANÇA, TECNOLOGIA E SAÚDE

Palestrantes: Ana Carolina Navarro, Bru Likes, Isabela Panosso
Mediação: Izabela Lucchese Gavioli

Dança Digital. Processos e criações, da interatividade à realidade expandida.

Esta comunicação visa apresentar a pesquisa de investigação das musculaturas ativadas durante a execução dos exercícios denominados “Seis Básicos” de Irmgard Bartenieff, verificando o princípio de Fraseado por meio de iniciações e sequenciamento.

Ana Carolina Navarro 

Doutoranda e mestre em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ), possui Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA) e Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (UCAM). Também é Licenciada e Bacharel em Teoria da Dança (UFRJ), e coordena desde 2018 o Projeto de Pesquisa em Metodologia: dança, etnografias, autoetnografias e outras narrativas. Atualmente, está cursando a Especialização em Sistema Laban/Bartenieff (FAV) e em Biomecânica (EEFD/UFRJ).

Captura de movimento para análise cinesiológica 3D na dança

Será apresentado o uso da ferramenta Perception Neuron na captura de movimento 3D e discutido como essa ferramenta pode contribuir para o entendimento das especificidades dos movimentos dançados na dança vogue femme.

Bru Likes

Graduada em dança e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Dançarina e professora de dança, sua linha de pesquisa é voltada para a performance física de dançarinos. Atualmente, está investigando as características cinesiológicas do elemento dip da dança vogue femme.

Captação 3D e avaliação do alinhamento dinâmico do turnout de jovens bailarinas

A palestra irá focar na temática da captação 3D e avaliação do alinhamento dinâmico do turnout de jovens bailarinas clássicas durante a execução do demi-plié. Serão apresentados os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Ciências do Movimento Humano e Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Serão levantados questionamentos, benefícios e dificuldades associadas à utilização do sistema de captura 3D na pesquisa em dança.

Isabela Panosso

Bailarina, professora de dança e coreógrafa de ballet clássico e jazz. Licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, está cursando o mestrado no Programa de Ciências do Movimento Humano (UFRGS), desenvolvendo pesquisa na área de dança e performance. É bolsista CAPES
e participante do Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação (GRACE).