MESA 2: DANÇA, TECNOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE

Palestrantes: Anielly de Jesus, Luciane Coccaro e Thaisa Martins
Mediação: Márcio Pizarro Noronha

Dança, música e tecnologia: uma tríade cênica-dialógica

O Grupo de Pesquisa Partitura Encenada (GruPPEn) busca diante da pesquisa contato, uma relação entre a dança, a música e a tecnologia que componham a cena. Esse diálogo se dá a partir de um instrumento acoplado ao corpo do bailarino, em uma região específica previamente escolhida, que capta o movimento através de um sensor e emite notas musicais configuradas no programa musical utilizado. Nessa relação o bailarino é também músico-performer em sua atuação cênica.

Anielly Jesus

Professora de dança. Coreógrafa. Artista-educadora. Licenciada em Dança pela UFRJ, Pós-graduada em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II, Graduanda em Fisioterapia pela UFRJ e Mestranda em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDan). Bolsista do programa de monitoria de anatomia para os cursos de Educação Física e Dança. Pesquisadora de Iniciação Científica do Grupo de Estudos em Dança e Saúde – GEDANSE. Pesquisadora e intérprete-criadora do Grupo de Pesquisa Partitura Encenada – GruPPen.

Em breve

Em breve.

Luciane Coccaro

Bailarina. Antropóloga. Pesquisadora. Professora dos cursos de graduação em dança ¬ UFRJ. Doutora em Ciências Humanas/Sociologia ¬ PPGSA/IFCS/UFRJ. Mestre em Antropologia Social ¬ PPGAS/IFCH/UFRGS. Graduada em Ciências Sociais ¬ UFRGS. No Departamento de Arte Corporal ¬ UFRJ ¬ coordena o Projeto de Pesquisa em Metodologia: dança, etnografias, autoetnografias e outras narrativas desde 2018 com bolsistas PIBIAC. E coordena o Núcleo SaPUCa: Núcleo de Pesquisa e Extensão de Samba no Pé Urbano Carioca desde 2022. Desenvolve pesquisa de composição em dança a partir de estados corpóreos. Diretora e bailarina do projeto Rastros de Salomé e criadora da pesquisa Entrevista com Salomé: etnografias do feminino.

Em breve

Em breve.

Thaisa Martins

Doutoranda em Arqueologia (PPGArq- UFRJ), mestre em Arqueologia (PPGArq-UFRJ), pós-graduada em Linguagem da Dança (FURB) e graduada em Teoria da Dança (UFRJ), coordena o Projeto de Pesquisa em Metodologia: dança, etnografias, autoetnografias e outras narrativas desde 2018.