MESA 3: DANÇA, TECNOLOGIA E MEMÓRIA

Palestrantes: Edjana Deodoro, Eva Schul, Iara Deodoro e  Mônica Dantas

Mediação: Suzi Weber

Documentação patrimônios técnicos e poéticos por meio de MOCAP

A partir da experiência  na residência artística Global Dance Collaboration in the Metaverse, propomos uma discussão sobre o potencial de documentação e difusão de patrimônios técnicos e poéticos bem como as possibilidades de criação coreográfica usando captura de movimentos e imersão em ambientes digitais.

Edjana Deodoro

Bailarina do Grupo Afro-Sul de Música e Dança desde 1990 e desde 2001, é também coreógrafa. Atua como professora de dança-afro com técnicas voltadas para os públicos adulto e infantil. Formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2011). É instrutora de Pilates habilitada pelo Instituto Voll Pilates (2012). Em 2022 participou, como bailarina e coreógrafa do Afro-Sul Grupo de Dança e Música, da residência artística Global Dance Collaboration in the Metaverse, projeto financiado pelo AHRC/Reino Unido, sediado na Goldsmiths, University of London.

Eva Schul

Em 2018 completou 70 anos de vida e 55 de trabalho com dança, dos quais se destacam o pioneirismo no ensino da dança contemporânea, a criação de mais de 100 coreografias, a disseminação de procedimentos de criação embasados em improvisação e ações coletivas, a formação de artistas de projeção nacional e internacional, o pioneirismo no ensino da dança na universidade, a atuação em gestão e a constituição de ambientes para a prática da dança e das artes e a criação e manutenção da Ânima Cia. de Dança. Em 2015 foi agraciada pela Ordem do Mérito Cultural/Ministério da Cultura. Em 2022 participou da residência artística Global Dance Collaboration in the Metaverse, projeto financiado pelo AHRC/Reino Unido, sediado na Goldsmiths, University of London, para a qual criou a coreografia Weaving through the space mass.

Iara Deodoro

Fundadora do Grupo Afro-Sul de Música e Dança (1974) e  desde então coreografou e dirigiu mais de 30 espetáculos para a companhia.  Formou-se na Escola de Danças Folclóricas da Professora Nilva Pinto, em Porto Alegre, no período de 1968 à 1978 e desenvolveu a Metodologia de Dança Afro-Gaúcha: Iara Deodoro. Graduada em Serviço Social, focada em famílias negras monoparentais, Iara tem pós-graduação em Educação Popular e Gestão em Movimentos Sociais. É Coordenadora pedagógica do grupo de Escolas Preparatórias de Dança (EPD’s) e está à frente do Instituto Cultural Afro-Sul Odomode. Em 2022 participou da residência artística Global Dance Collaboration in the Metaverse, projeto financiado pelo AHRC/Reino Unido, sediado na Goldsmiths, University of London, para a qual criou a coreografia  Alma Negra.

Mônica Dantas

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no  Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Bolsista Capes/PRINT/UFRGS para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido) e Bolsista Capes para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/C-DaRE. Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá). Coordena o projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul (www.ufrgs.br/carnedigital), que recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Memória. Coordenou a equipe de artistas e pesquisadores brasileiros que participou da Residência Artística Building an international network for virtual dance collaboration (Reino Unido/EUA/Índia/Tailândia/Brasil). Coordenou o Projeto Dar Carne à Memória, pelo qual recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 e os Prêmios Açorianos de Dança 2010 de Melhor Espetáculo, Coreografia e Produção. Integra Coletivo 50+  e atua como bailarina convidada da Ânima Cia. de Dança e da Eduardo Severino Cia. de Dança.